Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Buscar  




TV ABRAÇO

Fan Page

(61) 98236-4626

Áudios
1
Spot chama parlamentares a apoiar Projeto de Radcom
PL 10637/2018
2
JINGLE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MOVIMENTOS SOCIAIS


Noticias abraço
Publicada em 28/05/24 às 07:48h
ABRAÇO BRASIL ENCERRA III PLENÁRIA COM PERSPECTIVA DE AVANÇOS NA LUTA PELAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS

ABRAÇO BRASIL

 (Foto: ABRAÇO BRASIL )

Entre os dias 21 e 23 de maio de 2024, Brasília foi palco da III Plenária das Rádios Comunitárias, um evento que reuniu representantes de diversos Estados do Brasil. Promovido pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil), o encontro destacou-se como um espaço vital para o fortalecimento da luta pelas rádios comunitárias, enfatizando a importância dessas emissoras na promoção da diversidade cultural, da inclusão social e da democratização da comunicação.

Participação e Discussões

A plenária contou com a presença de comunicadores, acadêmicos e ativistas, que debateram temas centrais para o movimento das rádios comunitárias. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se a sustentabilidade financeira das rádios, a necessidade de atualização da legislação vigente, e a ampliação do acesso às frequências de radiodifusão.

Os participantes enfatizaram a importância de políticas públicas que apoiem e protejam as rádios comunitárias, reconhecendo seu papel crucial na disseminação de informações locais e na promoção de vozes que frequentemente são marginalizadas pelos grandes veículos de comunicação.

Avanços e Desafios

Durante os três dias de evento, foram apresentados diversos casos de sucesso e desafios enfrentados pelas rádios comunitárias em diferentes regiões do país. A troca de experiências entre os representantes de estados como Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco permitiu a identificação de estratégias eficazes para a sustentabilidade e crescimento dessas emissoras.

Um dos principais avanços celebrados foi o comprometimento, por parte do governo federal – que no evento esteve representado pelo Ministro Interino da Secom Leandro Portela e pelo secretário-executivo, Ricardo Zamora – com a destinação de recursos, especialmente, por parte do Ministério da Cultura, para as rádios.

Perspectivas Futuras

A plenária encerrou-se com uma nota de otimismo e compromisso renovado. “A III Plenária das Rádios Comunitárias consolidou-se como um marco significativo na luta pela valorização e expansão das rádios comunitárias no Brasil. A união e a determinação dos participantes reforçam a certeza de que, apesar dos desafios, há um caminho promissor para o fortalecimento dessas importantes vozes locais. O evento não apenas celebrou as conquistas até aqui, mas também traçou um caminho claro para os avanços futuros, reafirmando o compromisso de Abraço Brasil com a causa da radiodifusão comunitária.”, concluiu o presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos.

Fonte: Jornalista Patrícia Schuster - ABRAÇO-RS




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:




















Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
Copyright (c) 2024 - ABRAÇO BRASIL - Todos os direitos reservados