Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Buscar  




TV ABRAÇO

Fan Page

(61) 98236-4626

Áudios
1
Spot chama parlamentares a apoiar Projeto de Radcom
PL 10637/2018
2
JINGLE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MOVIMENTOS SOCIAIS


Noticias abraço
Publicada em 29/03/23 às 02:18h
Propostas da Abraço Brasil é apresentada ao governo federal para mudanças históricas nas rádios comunitárias

ABRAÇO BRASIL

PROPOSTAS DA ABRAÇO BRASIL AO GOVERNO FEDERAL

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil, entidade que representa as mais de cinco mil rádios comunitárias do país, apresentamos ao governo Lula as principais demandas da categoria, as quais vêm sendo debatidas nos últimos encontros nacionais, bem como, congregam pautas histórias (desde o lançamento da Lei 9.612/1998, que regulamenta o serviço de radiodifusão comunitária no país) do segmento. Assim, queremos que o atual governo firme um compromisso público com as rádios comunitárias, de modo que elas possam fortalecer ainda mais a democratização da comunicação e ser instrumentos no combate à desinformação no país.

Propostas:

              Alterar o Decreto de Nº 2.615/98. Foi aqui que os representantes da Abert atuaram quando os técnicos do Ministério das Comunicações mudaram a lei 9.612/98, através do referido decreto e por conta dessa interpretação equivocada, as rádios comunitárias sempre foram criminalizadas e perseguidas.

              Queremos o fim das restrições quanto à veiculação de publicidade/propaganda;

              Acesso a verbas de divulgação públicas, tal como ocorre com as emissoras de cunho comercial;

       Indicação de um representante da Abraço Brasil no Conselho de Participação Social representando o movimento popular no segmento de comunicação e as 5.038 rádios comunitárias outorgadas e funcionando em cerca de 3.500 municípios brasileiros. 

              Priorizar a publicação do Plano Nacional de Outorga – PNO para os 2.000 (dois) mil municípios brasileiros que ainda não têm uma rádio comunitária outorgada depois de quase 25 anos da lei que regulamentou a radiodifusão comunitária em nosso país. Esses municípios fazem parte do que denominaram chamar de “desertos de noticias”. Publicar PNO para esses municípios que ainda não têm, e só depois publicar para os municípios que já têm RadCom outorgada;

              Estimular a formação, capacitação e treinamento de comunicadores populares e radialistas, para impulsionar o desenvolvimento das rádios comunitárias e a comunicação popular em nosso país, conforme lei 9.612/98.

              Não à implantação das rádios comunitárias na Faixa Estendida da FM. O espectro eletromagnético tem espaço para todos, em especial para as rádios públicas;

              Inclusão das rádios comunitárias no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – FUST;

              Cumprimento do acordo que o Presidente Lula assinou com a Abraço Brasil quando da realização da 1ª Confecom em 2009;

              Convocação da 2ª Confecom – Conferência Nacional de Comunicação;

              Regulação da Mídia, conforme previsão na Constituição Federal;

              Campanha pelo Fim do Analfabetismo no Brasil, com a participação das rádios comunitárias;

        Disponibilizar as frequências do rádio da Amplitude Modulada – AM para entidades e organizações da sociedade civil – temos posição contrária ao fim da frequência AM no Brasil.

              Implantar Pontos de Comunicação - Baseados na experiência exitosa dos Pontos de Cultura, sugerimos criar os Pontos de Comunicação. Os Pontos de Comunicação seriam vinculados a associações ou fundações mantenedoras de rádios comunitárias FM, rádios web, agências de comunicação alternativa, emissoras de alto-falante ou via cabo.

              Formação de redes a partir da SECOM envolvendo os blogs progressistas, comunicadores populares, rádios comunitárias. Essas redes receberiam esses materiais informativos condensados (memes, cards com formato para aplicativos) e rapidamente fazer a disseminação da informação.

 Geremias dos Santos

                                                     Presidente da Abraço Brasil


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Emerson de souza

19/06/2023 - 17:43:31

Eu tenho uma boa ideia que poderia mudar muito o jeito de prestacao de serviço das rádios comunitarias para as comunidades se alguem se interessar em sabe estou a disposicao emerson de souza


Peterson

30/03/2023 - 10:18:48

As emissoras de rádios comunitárias FM que estão todas legalizadas com associação pela Anatel mereciam ter um transmissor mais potente pelo menos 100 watts e com repetidor de sinal FM 25 watts na antena de 40 metros nas comunidades da zona rural. Pois estão em regiões montanhosa os morros formam barreiras impedindo abrangia nos distritos e povoados para que o alcance das rádios comunitárias FM chegam nas comunidades do município incluindo os munícipes moradores nestas localidades remotas podendo ouvir o rádio sintonizando no dial. 📻


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:




















Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
Copyright (c) 2024 - ABRAÇO BRASIL - Todos os direitos reservados