Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Buscar  




TV ABRAÇO

Fan Page

(61) 98236-4626

Áudios
1
Spot chama parlamentares a apoiar Projeto de Radcom
PL 10637/2018
2
JINGLE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MOVIMENTOS SOCIAIS


Noticias abraço
Publicada em 25/11/19 às 10:02h
ABRAÇO BRASIL sobe a Serra da Barriga - AL no dia da Consciência Negra
Noticias do Rádio

ABRAÇO BRASIL

Foto equipe l  (Foto: ABRAÇO BRASIL )
A ABRAÇO BRASIL, fundamentada na lei 9.612/98, a qual institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária, com vistas ao inciso I do Art. 3º da referida lei e, principalmente, no propósito que motiva a permanência destas emissoras mesmo em meio a tantas dificuldades: dar vez e voz as suas comunidades; se fez presente no Parque Memorial Zumbi dos Palmares no estado de Alagoas, em 20 de novembro de 2019, a fim de “dar oportunidade à difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade”. 

Em parceria com a equipe da Rádio Comunitária local Zumbi dos Palmares 87.9, Paulo Sarmento, Anthony Albuquerque, Nivaldo Marinho e Jéssica Albuquerque, e com o importante apoio da FENAE, uma equipe composta por membros da Diretoria Executiva da ABRAÇO BRASIL: Geremias dos Santos (MT); Wagner Souto (PE); Rejane Barros (AL) e Mylena Rocha (SE), sobem a Serra da Barriga para conhecer e transmitir para suas filiadas, a programação alusiva ao dia da Consciência Negra realizada no referido Parque. 

A Serra da Barriga, localizada no município de  União dos Palmares no estado de Alagoas, abriga o Parque Nacional Quilombo dos Palmares, que recria o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência ao sistema escravocrata no Brasil: a história do Quilombo dos Palmares, o maior e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas, que acolheu por quase um século milhares de rebelados fugitivos das condições desumanas lhes impostas no período da colonização. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985 e é administrado pela Fundação Cultural Palmares.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é o único parque temático sobre a cultura negra do País, uma espécie de maquete viva que reconstitui algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares, como paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá. Além das construções, o espaço dispõe de pontos de áudio com música e textos em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano) que narram aspectos do cotidiano do Quilombo e da cultura negra. 

No mês de novembro o Parque recebe cerca de 10.000 pessoas do Brasil e, em especial, o dia 20 é o mais movimentado, quando os visitantes aproveitam o dia na Serra para reviverem suas expressões culturais, como a capoeira, o maculelê, seus cantos e devoções, saudar seus heróis e heroínas, reafirmar suas origens e identidade e manifestar suas dores e insatisfações em meio a uma sociedade que ainda reproduz os efeitos provocados por mais de trezentos anos de escravidão neste país.

20 de novembro, dia em que morreu Zumbi dos Palmares no ano de 1695, líder do Quilombo dos Palmares e um dos maiores símbolos de resistência do povo negro, tem grande significado para a população afro-brasileira e deve ter para toda a humanidade, pois todo genocídio deve ser lembrado para não mais ser repetido. 
A data, consolidada por esforço do Movimento Negro Brasileiro e reconhecida pelo governo, entrou para o calendário nacional, tendo Zumbi como referência e sendo tratada como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Redação: Mylena Rocha
Fonte:http://serradabarriga.palmares.gov.br/
Realização: ABRAÇO BRASIL



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:




















Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
Copyright (c) 2024 - ABRAÇO BRASIL - Todos os direitos reservados