Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Buscar  




TV ABRAÇO

Fan Page

(61) 98236-4626

Áudios
1
Spot chama parlamentares a apoiar Projeto de Radcom
PL 10637/2018
2
JINGLE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
MOVIMENTOS SOCIAIS


Noticias abraço
Publicada em 28/06/25 às 09:25h
Presidente da Abraço Brasil elogia iniciativa da Secom, mas cobra inclusão efetiva das rádios comunitárias

ABRAÇO BRASIL

 (Foto: ABRAÇO BRASIL )

O presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil), Geremias dos Santos, manifestou apoio à criação da Incubadora de Soluções para o Jornalismo, destacando a importância da iniciativa liderada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Segundo ele, o investimento de R$ 15 milhões no fortalecimento do jornalismo nacional é “um passo histórico e necessário para a preservação da democracia no país”.

“É bastante positivo ver o governo federal se mobilizando para garantir o futuro do jornalismo, especialmente quando isso se dá com base em ciência, pesquisa e inovação. A democracia precisa de informação qualificada, e o investimento anunciado é uma prova de que o governo está tratando com seriedade esta demanda”, afirmou Santos.

No entanto, o presidente da entidade também fez um alerta: até o momento, o projeto não contempla diretamente as mais de 5 mil rádios comunitárias em operação no Brasil. “Essas rádios têm papel fundamental na comunicação local, na formação cidadã e no combate à desinformação nas comunidades mais distantes dos grandes centros. É preocupante que algo dessa magnitude, com objetivos tão nobres, ainda não tenha incluído essa rede essencial de comunicação popular”, destacou. Santos ainda cobrou um posicionamento do governo acerca da extensão dos editais que contemplariam as emissoras com recursos. “Saiu o do Ministério da Cultura e nós tínhamos a expectativa, pois havia essa sinalização por parte do ex-ministro da Secom, Paulo Pimenta, que isso fosse estendido para outros Ministérios. Infelizmente ficou na promessa”. Falta ainda, as parcerias com o Ministérios da Saúde, Educação, MDS, Mulheres, Direitos Humanos e MTE/SENAES.

Fonte: Jornalista Patrícia Schuster - Abraço-RS

Geremias dos Santos reiterou o compromisso da Abraço em dialogar com a Secom, o CNPq e demais órgãos envolvidos, na tentativa de garantir que as rádios comunitárias também façam parte do plano de fortalecimento da mídia nacional. “Queremos contribuir com essa construção. As rádios comunitárias precisam estar no centro deste debate. Sem elas, parte significativa da população continuará à margem do acesso à informação qualificada”, concluiu.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Geremias dos Santos

02/07/2025 - 17:57:55

...porque do lado tem os nossos inimigos de classe que são mobilizados pela Abert e pelos parlamentares proprietários de rádios e tvs comerciais que são contra qualquer melhoria pra nós e pra isso fazem pressão no atual governo, e pior, eles tem deputados e senadores, e nós tempos o que mesmo? Se nem vocês dois e outros não tem consciência de classe e acham que mudanças cai do céu sem lutas. Estou fazendo a minha parte e vocês estão fazendo o que pra mudar, participam de alguma luta?


Geremias dos Santos

02/07/2025 - 17:53:17

Que tal vocês vierem para a nossa luta ao invés de ficar apenas reclamando? Vocês acham que conquista cai do céu? A existência de rádios comunitárias no Brasil não foi dádiva de nenhum governo, foi muita luta do povão que colocaram milhares de rádios no ar e forçou o governo a levar a discussão para o congresso nacional. A sociedade funciona a base de pressão pra isso temos de pressionar o atual governo para acatar as nossas reivindicações...


Juliano Henrique

30/06/2025 - 21:32:58

O presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Brasil), Geremias dos Santos é um seguidor dessa turma que está no poder, e mesmo assim até agora não conseguiu nada de concreto. E nem vai conseguir.


Thales

28/06/2025 - 11:54:01

Apesar do discurso bonito e da promessa de inclusão, a realidade é que o governo segue ignorando as rádios comunitárias, verbas milionárias são investidas todos os dias em rádios e TV's comerciais e enquanto isso ficamos assistindo o governo fazer NADA.É mais uma prova de que, na prática, o governo não olha — e talvez nunca vá olhar — com seriedade para as reais necessidades da comunicação popular.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:




















Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
Copyright (c) 2025 - ABRAÇO BRASIL - Todos os direitos reservados